segunda-feira, 22 de março de 2010

A ordem das coisas

Outro dia eu vi na tv uma matéria sobre os cachorros shar-pei. Sabe que raça é essa?
Aqueles bem enrrugadinhos, que parecem uma pilha de pão sírio? Pra quem não sabe, explicou o repórter da tv, os shar-peis nascem enrugados e depois, quando crescem, vão ficando lisos. Ficam até mais feinhos, coitados...
Assistindo aquela matéria, eu comecei a viajar numa idéia maluca...Imagine se as pessoas nascessem com toda a pele que vão precisar na vida. Se nascessem enrugadinhas, a pele toda dobrada, feito os shar-peis. Depois a medida que a gente crescesse, nossa pele iria se esticando aos poucos, as rugas iriam diminuindo e, então, quando a gente ficasse velho, nossa pele estaria cada vez mais bonita, sedosa, lisinha. Que coisa mais fantástica!!!
Sério: O mundo não seria muito mais justo, se fosse assim? Afinal de contas, os velhos já passam por tanta coisa nessa vida, já penam tanto e ainda têm de lutam com as rugas? Cada vez que eu olhava aquele cachorro na tela da tv, tinha a sensação de estar descobrindo uma incrível falha da criação. Não me importava se era obra de Deus, da natureza, ou do acaso: quem inventou tudo isso - o envelhecimento, as rugas etc. - tinha sido injusto e incopetente. A ordem das coisas estava errada!!!
Mas acontece que as coisas também têm uma ordem na tv: depois da reportagem, vem a propaganda. E a propaganda que entrou no ar foi justamente a de creme anti-rugas. Foi aí que eu me dei conta de outra coisa...
Se o mundo fosse mesmo assim, do jeito que eu estava imaginando, aposto que as pessoas só iriam valorizar as peles enrugadas. Isso mesmo: quanto mais rugas, mais bonito.
O grande desejo de todos seria uma pele enrugadérrima. A gente ia olhar para os adultos e comentar em voz baixa: coitado, já tá começando a ficar liso...
Os laboratórios iriam inventar cremes, pomadas, géis de todos os tipos. Iriam fabricar uma infinidade de produtos para imitar os "pés de galinha" e dar aquela aparência de ruga natural. E quando alguém fizesse uma cirurgia plástica para acrescentar umas pregas no rosto, a gente ai elogiar: olha que beleza, que pele de bebê!
E eu aqui xingando a natureza, o acaso, Deus e todo mundo...Quem sou eu pra querer mudar as ordem das coisas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário